Bem-vindo às Casas do Souto!
Como Visitar Rota do Românico

Como Visitar Rota do Românico

Rota do Românico é uma rota turístico-cultural, composta por 58 monumentos de estilo românico na região do Tâmega e Sousa.

A Rota do Românico no Vale do Tâmega é uma rota que pode fazer no norte de Portugal. Este percurso compreende 25 monumentos, iniciando-se na Igreja de São Pedro de Abragão e terminando na Igreja Salvador de Fervença, passando pelos concelhos de Penafiel, Celorico de Basto, Amarante e Marco de Canaveses.

Levante o seu mapa e o passaporte da Rota do Românico num Posto de Turismo da região. O passaporte da Rota do Românico permite-lhe colocar um “visto” em cada monumento visitado e ao mesmo tempo responder a uma questão sobre esse monumento. Nas duas primeiras páginas do passaporte há um glossário sobre a arquitetura românica. Não perca esta experiência.

Deve fazer o percurso em vários dias e não em um só dia, pois deve desfrutar dos lugares, vinhos e da gastronomia do Tâmega. Para visitar os monumentos no seu interior tem duas opções: primeira, e que exige uma preparação antecipada, ou seja, agendar a sua visita com pelo menos três dias de antecedência e marcar a visita aos monumentos no site. Esta visita tem um custo de 4.50€/monumento. A segunda opção é tentar apanhar as horas de início e final de oração nos igrejas e mosteiros ou visitar as igrejas ao início ou final do dia, quando é mais fácil encontra-las abertas, possibilitando uma visita por dentro.